domingo, 1 de maio de 2011

TEXTOS- ÀGUA

 SUGESTÕES PARA LEITURA
LÍNGUA PORTUGUESA
Texto 1: Para leitura e interpretação: O professor deverá fazer uma leitura compartilhada com os alunos, destacandos as classes gramaticais estudadas.Encontrar significados de algumas palavras propostas pela professor,bem como , fazer uma ilustração da leitura do texto.Na sequência visualizar as produções artística em um mural.


OBS: a professora  deverá fazer seus comentários da realização da atividade em sala  no blog ou pedir para os alunos.


 TEXTO 1:
ÁGUA , UM BEM PRECOSO DA TERRA




A chuva cai e encharca a terra. A água
escorre por dentro da terra e forma as fontes,
os lagos e os rios que correm para o mar.
No caminho os animais bebem as águas 
dos rios e lagos; as raízes das plantas sugam a
 água que está dentro da terra; as pessoas
usam água para fazer muitas coisas.



O calor do sol faz evaporar a água do solo,

 dos lagos, rios e mares.Também faz evaporar
a água que está dentro das plantas e dos 
animais.E o vapor da água vai subindo 
invisível e vai esfriando. Lá em cima,
ele se transforma em minúscula gotas
de água que ficam suspensas no ar.
São elas que formam as nuvens.


As nuvens cobrem o céu.As gotinhas  de
águas se juntam e formamgotas maiores
que caem. É a chuva.




é sempre a mesma água que cai sobre a terra,
viaja sobre elas e dentro delas, entra nos seres
vivos, evapora , vai para o alto e se transforma
em líquido que cai sobre a terra outra vez.É
 um ciclo ,que se repete sem cessar, sem
 começo e sem fim. É sempre 
a mesma água. É a água que os avós de
nossos avós usatram no passado,
que nós usamos hoje e que os filhos
dos nossos filhos usarão um dia.

Sem água limpa, as plantas e os animais
 morreriam; a Terra seria um deserto sem vida,
coberto de areia  pó.


( Adaptado de Ciências para Crianças,
              São Paulo nº 12, p.13, 1989)






TEXTO 2

PROJETO: ÁGUA:, CAMINHO DA VIDA

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 1: Para leitura , interpretação produção textual: O professor deverá fazer uma leitura compartilhada com os alunos, destacandos as classes gramaticais estudadas.Pedir para o aluno fazer uma ilustração da leitura do texto, em partes, construindo quadrinhos numa sequência e finalmente montar a paisagem completa para contextualizar o tema abordado.Na sequência visualizar as produções artística em um mural. Propor  para uma equipe apresentar  um jogral.

OBS: Comente a atividade realizada em sala de aula.

O CICLO DA ÁGUA

Livrinho para ilustra
( sobre a importância da chuva para o ciclo da vida )


A Gotinha Inteligente


Em um lago viviam muitas gotinhas de água.Num certo dia de sol muito quente,
essas gotinhas resolveram sair para passear,( evaporação da água ).
E voaram,pelo ar,subiram,subiram...

( desenhar um lago )

Uma delas disse: - Vamos ficar juntas para não nos perdermos,
e todas concordaram dando as mãos ( formação das nuvens ),
eram muitas gotinhas juntas girando,girando... ( movimentação das nuvens )
.Elas caminhavam e encontravam mais gotinhas de água.


( desenhar muitas nuvens )

De repente uma delas disse:
- Já está ficando tarde!
- Vamos voltar para o lago?
E todas desceram juntas em forma de chuva ( formação de chuva )

( desenhar a chuva e o lago )



Sucesso!!


 












Nenhum comentário:

Postar um comentário